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Compreendi

Alimentos que melhoram a visão: tudo o que deve saber!

Inclui na sua dieta alimentos que contribuem para uma boa visão?

Conheça aqui quais são, que doenças ajudam a prevenir e alcance uma visão mais saudável!

Alimentos que melhoram a visão: tudo o que deve saber!

Há vários fatores que têm impacto na nossa saúde e a alimentação é um deles, por isso é importante saber quais os alimentos que melhoram a visão. No que toca à saúde ocular, por vezes pensa-se que esta é apenas afetada pela idade e por fatores genéticos. No entanto, há que ter em conta a alimentação, visto poder ter uma acentuada e direta influência na visão. 

O zinco, as vitaminas A, C, e E e o ácido gordo ómega 3, entre outros, são nutrientes que constituem os alimentos que melhoram a visão. Saiba quais são estes alimentos e de que maneira os pode incluir na sua dieta. 

Coma melhor, veja melhor

Os alimentos que melhoram a visão, na sua maioria, são alimentos que contêm nutrientes como o zinco, as vitaminas A, C, e E, o ácido gordo ómega 3, a luteína e a zeaxantina. O que significa que qualquer alimento que tenha estes elementos na sua constituição terá propriedades capazes de ajudar a prevenir problemas de visão. Vamos conhecê-los um pouco melhor e saber como funcionam:

  • Zinco. Trata-se de um metal que desempenha um papel vital no transporte de vitamina A do fígado para a retina, de modo a produzir melanina, um pigmento protetor. As cataratas e a má visão noturna estão associadas à falta de zinco.
  • Luteína e zeaxantina. São antioxidantes que estão concentrados na mácula (ponto de cor amarela junto à retina do olho). Funcionam como protetores naturais do sol e são elementos importantes na prevenção da degenerescência da mácula e prevenção de cataratas.
  • Ácido gordo ómega 3. Trata-se de um nutriente que pode ajudar a evitar o síndrome do olho seco e, de acdordo com alguns estudos, a reduzir o risco de retinopatia diabética (doença que afeta a região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro).
  • Vitaminas A, C e E. São essencialmente nutrientes protetores, capazes de prevenir por exemplo, a degenerescência da mácula.

 

Mas em que alimentos podemos encontrar estes nutrientes?

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1. Vegetais

Os vegetais são muito benéficos para a nossa saúde e devem fazer parte da nossa alimentação. Talvez para incentivar o seu consumo, é frequente ouvir a expressão: “as cenouras fazem bem aos olhos”, certo?

Neste caso, não se trata apenas de um mito. As cenouras são ricas em vitamina A, que auxilia a retina a absorver luz e betacaroteno.

Mas não só.

Os citrinos, como a laranja, limão, ou a uva, são ricos em vitamina C e ajudam a combater o envelhecimento ocular, bem como a maçã, papaia, brócolos, espinafres e batata-doce (rica em betacaroteno e vitamina E), que também são uma mais-valia na saúde ocular, uma vez que previnem a degenerescência da mácula.

2. Frutos Vermelhos

São conhecidos pelo seu poder antioxidante e por tornarem os olhos mais saudáveis. Frutos como morangos, mirtilos, amoras, cerejas ou framboesas fornecem uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, potássio e vitamina C, ajudando a proteger as células do nosso corpo.

3. Frutos Secos

As nozes, amendoins, cajus e amêndoas não são apenas fontes de proteínas. São também eles alimentos ricos em nutrientes indicados para proteger a retina, contendo vitamina E, e em especial ómega 3, que previne o surgimento do síndrome do olho seco e contribui para o desenvolvimento contínuo da visão.

4. Peixe

Outro elemento que não é de estranhar que figure numa lista de alimentos que melhoram a visão. Todos os peixes ricos em ácido gordo ómega 3 e vitaminas A, B, D e E, como a sardinha, o atum, o salmão e a truta, previnem problemas de visão.

5. Ovos

São uma excelente fonte de luteína e zeaxantina, o que ajuda a reduzir o risco de perda de visão associada à idade, degenerescência da mácula e cataratas. Estes alimentos são também ricos em vitaminas A, C, E e zinco, sendo que este último auxilia a ver melhor em ambientes mais escuros.

Ingredientes inimigos dos seus olhos

Se os cuidados com a alimentação nunca estiveram tão em voga, a variedade de produtos que encontramos nos super e hipermercados nunca foi tão variada e as nossas escolhas nem sempre acompanham o que o nosso organismo exige.

Até aqui abordamos alimentos que melhoram a visão. No entanto, existem alimentos que fazem o contrário e que, a longo prazo se tornam inimigos sérios dos seus olhos:

  • Margarina e óleos vegetais: Apesar de parecerem naturais, são ingredientes que passam por uma grande quantidade de processos químicos até que estejam prontos para o consumo. O resultado são ingredientes ricos em gorduras polissaturadas, que aumentam as hipóteses de obstrução das veias.
  • Açúcar: O excesso de açúcar pode provocar, a curto, médio e longo prazo, diferentes tipos de doenças. O caso mais popular talvez seja a diabetes. A verdade, é que a excessiva quantidade de açúcares no nosso corpo faz com que este tenha dificuldade em produzir insulina suficiente, até que a sua absorção fique comprometida. Para os diabéticos, as hipóteses de desenvolver retinopatia é consideravelmente maior, provocando danos irreversíveis, incluindo a perda da visão.


Podemos concluir que a nossa alimentação, como já referi, é um fator determinante na qualidade da nossa visão. Como qualquer um dos cinco sentidos, assim que afetado, nem que seja de forma leve, é de imediato um problema para nós e para o nosso dia-a-dia. Por isso, seja prudente nas opções que toma para a sua alimentação e lembre-se: Somos aquilo que comemos.


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Ana Rocha
 
Nutricionista